quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PROGRAMA DE CINEMA

 
O Programa de Cinema desta sexta (18), às 22h, exibe Soluços e Soluções, de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira. A partir de uma situação óbvia, o filme trata da farsa e hipocrisia das pessoas que tornam os problemas mais complexos do que realmente são para deles se beneficiarem, como os ‘coronéis’ e políticos que exploram a extrema pobreza para alcançarem seus objetivos.
Soluços e Soluções adota um tom irônico, caricatural e farsesco, ao contar a aventura de um publicitário que, numa discussão com amigos em uma mesa de bar após um dia de trabalho, decide por em prática uma solução para acabar com a seca no Nordeste. Ele convence dois amigos a embarcarem com ele, levando de caminhão ao sertão uma máquina perfuratriz para cavar poços perto de vilas e povoados quase abandonados pela seca, retirando água do árido solo nordestino. Assim, ele pretende mostrar que é possível, pelo menos, minimizar uma das maiores tragédias nacionais, que aflige milhões de pessoas que sofrem com a falta de água crônica na região.
No caminho, ele vai descobrindo um país surpreendente e pobre. Por onde passa e a cada contato com brasileiros de toda a parte, percebe que sua solução, antiga e óbvia, ganha ares de redenção. Logo que começa a ganhar notoriedade na imprensa, o publicitário passa a ser visto como uma ameaça ao esquema quase feudal que domina grande parte do Brasil. O mundo real o desperta de sua utopia, mas ele já está envolvido demais nessa história para sair ileso.
Soluços e Soluções foi filmado na região de Palmeira dos Índios, em Alagoas, onde quase 40 anos antes ocorreram as filmagens do filme Vidas Secas, de Nélson Pereira dos Santos. Foi premiado como Melhor Filme no Bargain Basement Film Festival USA; e Prêmio Canal Brasil de Melhor Filme. Reprise. 119 min.
Ano: 2001. Gênero: Drama. De Edu Felistoque e Nereu Cerdeira, com Eucir de Souza, Maristela Tobar, Paulo Goulart (narrador), Fábio Villa Verde, Thadeu Menezes e outros.
Não recomendado para menores de 12 anos
Horário: sexta, às 22h.
Canal: Tv Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário