sexta-feira, 11 de março de 2011

Livro: Abracaldabra, de Yara Mattos, discute relação museu-educação

Baseado na tese de doutoramento defendida pela museóloga e professora Yára Mattos para o Programa Internacional da UFOP/Universidade Federal de Ouro Preto, em convênio com o ICCP/Instituto Central de Ciências Pedagógicas/La Habana/Cuba, a EDUFOP/Editora da Universidade Federal de Ouro Preto está lançando o título Abracaldabra – Uma aventura afetivo-cognitiva na relação museu-educação.

Concebido para levar a professores, educadores e museólogos uma nova proposta de abordagem da relação museu-educação, o livro expande os limites da pesquisa e experimentação realizadas durante a preparação da tese, e incorpora as ideias da nova museologia (ecomuseologia) e as experiências de Yára à frente do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto. Nessa ampliação, a autora contou ainda com a colaboração de sua irmã, Ione Mattos, professora e socióloga voltada para os aspectos sociocognitivos e socioculturais do ensino.

O trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira delas é apresentada uma síntese histórico-lógica da evolução do pensamento museológico em suas relações com as ideias pedagógicas. A parte 2 traz um panorama histórico das estratégias de aproximação museu-escola em nosso país, examinando aspectos conceituais, políticos e sociais dessa relação e suas repercussões em diferentes contextos e períodos.

A terceira parte faz um relato da estratégia de trabalho conjunto envolvendo profissionais da área pedagógica do Museu da Inconfidência, e professores e alunos da Escola Estadual D.Pedro II, em Ouro Preto, ações práticas realizadas para o experimento-proposta em que se baseou a tese de doutorado da autora.

Finalmente, a quarta parte reelabora a proposta educativa à luz da nova museologia, ganhando a territorialidade do espaço comunitário, do espaço cidadão e, ultrapassando os limites curriculares, discute a informação e a formação dos patrimônios – econômicos, sociais, históricos, científicos, culturais – como criação e apropriação compartilhadas de meios, recursos, objetos e saberes.

 Nesse sentido, propõe a ambos os processos, museológico e educacional, uma abordagem dialógica a partir do patrimônio das dúvidas, as individuais e as coletivamente compartilhadas: questões, necessidades e problemas levantados pelos indivíduos em seus grupos e comunidades. Mais: sugere o tratamento das dúvidas com base na noção de que sentido e significado não podem ser transferidos, disso resultando que as atribuições de valor e relevância que conferem motivação, interesse e volição não são dadas ou repassadas, mas manifestadas e dirigidas livremente por cada ator pessoal no desempenho de seus papeis sociais.


Yára Mattos

Abrindo para uma troca de ideias e ampliação das propostas de atividades práticas contidas no livro, Yára Mattos e Ione Mattos também estão mantendo um blog: Abracaldabra.