sexta-feira, 25 de maio de 2012

Artista Péricles Rocha expõe “Mitos e ritos de São Luís” no MAV.



O artista plástico maranhense Péricles Rocha abre nesta sexta-feira (25), às 21h, no Museu de Artes Visuais (Rua Portugal, 273 - Praia Grande), a exposição “Mitos e Ritos de São Luís”, em comemoração aos 40 anos de arte. A Exposição é composta de 32 telas com técnica mista, produzidas entre os anos de 2011 e 2012.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) / Museu Histórico e Artístico do Maranhão e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a exposição permanecerá aberta ao público de terça a domingo, no horário das 9h às 17h, até o dia 31 de agosto de 2012. 

A temática é inspirada na miscigenação da cultura popular maranhense e nos ritmos e mitos de São Luís, sobretudo o tambor de crioula.

Rocha é autor do painel pintado no Aeroporto Marechal Hugo Cunha Machado, tendo seu trabalho admirado em 2006, pelo consultor de arte Raymond Hensgens, que em visita a São Luís tomou conhecimento do talento do maranhense durante a exposição "Um Beijo em São Luís", montada por Rocha em 2006 e dois anos depois, o convidou para fazer sua primeira exposição internacional, montada na galeria Nieuw Schoten, art consultancy, na Holanda.

Vernissage: "Ritos e Mitos de São Luís"

Um passeio pictórico pela cultura do Maranhão é o que reserva a mostra Ritos e Mitos de São Luís, que o artista plástico inaugura hoje às 21h.

O QUÊ: Exposição “Mitos e Ritos de São Luís”, de Péricles Rocha 
ABERTURA: Nesta sexta-feira (25), às 21h
PERÍODO: Até o dia 31 de agosto deste ano, sempre de terça a domingo, no horário das 9h às 17h
ONDE: Museu de Artes Visuais (Rua Portugal, 273- Praia Grande)


sábado, 5 de maio de 2012

MUSEU NAS NUVENS

Será exibida no mês de junho de 2012, a entrevista do Professor Paulo César Carvalho do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão - UFMA ao apresentador e ator Cássio Reis  da TV TAM Nas Nuvens.
O tema abortado enfatiza azulejaria de São Luís, destacando o belo acervo composto no Museu de Artes Visuais - anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.
TAM  nas nuvens é um programa de televisão veiculado exclusivamente a bordo dos aviões da TAM, nos voos nacionais e internacionais. Com o formato de uma revista eletrônica de variedades, o programa apresenta matérias que vão da moda à gastronomia, passando por cinema, música, esportes e negócios. 
Os repórteres viajam pelos quatro cantos do planeta atrás de boas histórias, e do que existe de mais divertido, importante e inovador no Brasil e no mundo. Vale a pena conferir!  www.youtube.com/tam


 


Cássio Reis e Paulo César
Finalizando a Entrevista na  Rua Portugal

TV Brasil lança série Conhecendo Museus


Ministrada Cultura: Ana de Hollanda

Foi lançada na noite dessa quinta-feira (3) a série Conhecendo Museus, a ser exibida pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), às terças-feiras, às 17h30. Na estreia, em 8 de maio, o telespectador é convidado a conhecer objetos, obras de arte, personagens notórios que contam a história do Brasil. A visita é guiada pela câmera de TV que vai percorrer museus de Norte a Sul.

A série é composta por 52 episódios, com 26 minutos divididos em dois blocos. A cada programa, o público vai poder mergulhar em um novo museu nacional. Na estreia, é a vez do Museu do Futebol, que fica em São Paulo (SP).

Em seguida, o Museu de Arte Moderna (RJ), o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS) e o Museu das Bandeiras (GO). O programa é uma co-produção da EBC, Fundação José de Paiva Netto (FJPN), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e TV Escola (Ministério da Educação).

Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o programa - com sua linguagem criativa e inovadora - pode ajudar a quebrar o preconceito que associa museu a “coisa ultrapassada”. “Essa visão reflete o preconceito que temos com a nossa própria história, nossa cultura. O museu está contando a nossa história”, disse a ministra. Ela participou do lançamento, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV).

Ela destaca que os brasileiros têm costume de visitar museus quando viajam ao exterior, mas não gostam de conhecer os do próprio país. “Por que visitar museus somente na Europa?. Temos que chegar numa cidade [no Brasil] e visitar seus museus para entender aquela localidade”.

O presidente do Ibram, José do Nascimento (foto), espera que o programa televisivo sirva para aguçar a curiosidade dos brasileiros. Na avaliação de Nascimento, o crescimento econômico vivido pelo país é fator que propicia à população conhecer sua história e suas raízes. “Não há futuro sem memória, inovação sem memória. Estamos mostrando para a sociedade brasileira que sua memória é importante para que ela própria possa valorizar”.

Opinião compartilhada pelo coordenador da FJPN, Luciano Pereira: “Precisamos conhecer nossas raízes para crescer e desenvolver”.

O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que a exibição da série na faixa das 17 horas é para atrair o público-jovem. “Televisão no Brasil é entretenimento. Não adianta fazer conteúdo chato para televisão. O programa consegue informar, passar cultura e educar as pessoas. O material é de primeira linha”.

No segundo semestre deste ano, a série será exibida pela TV Escola. Toda a programação está disponível no site www.conhecendomuseus.com.br

Confira os horários dos primeiros quatro episódios da série Conhecendo Museus:

Programa 1 - Museu do Futebol (SP)
1ª exibição: 8 de maio - 17h30
Reprise: 12 de maio - 15h30.

Programa 2 – Museu de Arte Moderna (RJ)
1ª exibição: 15 de maio - 17h30
Reprise: 19 de maio -15h30

Programa 3 – Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS)
1ª exibição: 22 de maio – 17h30
Reprise: 26 de maio – 15h30

Programa 4 – Museu das Bandeiras (GO)
1ª exibição: 29 de maio – 17h30
Reprise: 2 de junho - 15h30

Fonte: AgenciaBrasil