O Instituto Arte na Escola resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem.
Mobilização
Sensibilizar e engajar as universidades e redes públicas de ensino tendo como causa a educação com qualidade através da arte.
Qualificação
Qualificação
Operar, junto às universidades conveniadas, programas de Pesquisa e Educação Continuada voltados para os professores da rede pública de ensino, por meio da Rede Arte na Escola. Hoje o Arte na Escola beneficia anualmente cerca de 12.000 professores/ano presencialmente e 28.000 virtualmente das redes de ensino brasileiras, que por sua ação atingem os alunos do ensino Básico e modalidade EJA.
Provisão de Material Educacional
Provisão de Material Educacional
Elaborar e distribuir materiais educacionais para uso do professor em sala de aula.
Comunicação
Fazer circular informações e conhecimentos que articulam e alimentam comunidades de Arte Educadores.
Valorização do Professor
Identificar, reconhecer e divulgar o trabalho pedagógico do professor com experiências educativas de qualidade no ensino de arte por meio do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Comunicação
Fazer circular informações e conhecimentos que articulam e alimentam comunidades de Arte Educadores.
Valorização do Professor
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão- MHAM em parceria com a Universidade Federal do Maranhão - UFMA apóia o Projeto Pólo/UFMA Arte na Escola. Realizado em 19 de junho de 2009 das 15h às 18h o Curso de Extensão resultante da Proposta de Formação Continuada de Professores na área de Artes.
O Museu de Artes Visuais- MAV-anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão(MHAM) recebeu aproximadamente 60 professores, que foram divididos em grupos para melhor execução da visitação dirigida
O programa Arte na Escola é coordenado pela Profª Mestra Tânia Cristina Costa Ribeiro, que promove cursos de extensão para professores da rede pública estadual e municipal.
15h inicio da visita guiada e um dos grupos de professores recebidos por Raimundo Jr. um dos monitores do MAV
Aqui segue a monitoria ...
Muitos questionamentos foram feitos no decorrer da visita guiada.
Outro momento onde todos estão atentos
Dúvidas tiradas com a troca de conhecimento e informações que foram acrescentadas.
Atiane Gusmão, Arte-Educadora e Enc. do Serv. de Artes Visuais do MHAM e Tânia Cristina Costa Ribeiro, Profª Mestra e Cordenadora do programa Arte na Escola.