MinC dialoga com setor de artes visuais no Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre
O Ministério da Cultura esteve presente no 5º FestFotoPoA –Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre que está acontecendo em Porto Alegre, desde quarta-feira, 6 de abril. O secretário-executivo, Vítor Ortiz, foi um dos participantes do Seminário Economia da Cultura e integrou a mesa de debates sobre Políticas Públicas para a Cultura e os Caminhos da Fotografia como Produto Cultural. Ainda dentro das atividades do Festival que acontece no Centro Cultural Santander, Ortiz reuniu-se com representantes do segmento da área de fotografia.
“O encontro foi para organizarmos a pauta de 2011 para o segmento”, informou o secretário-executivo do MinC. De acordo com Ortiz, uma das prioridades é ouvir os representantes da área para a elaboração do Edital ProCultura de Artes Visuais – Fotografia – 2011. No encontro, em Porto Alegre, ficou agendado uma nova reunião para a próxima semana, no Rio de janeiro, com o diretor de Artes Visuais da Funarte, Xico Chaves. A reunião, na sede da Funarte, terá a participação de dois representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais e dos organizadores do FotoRio, Nilton Duran e do ParatyemFoco, Iatã Canabrava.
O Festival contou ainda com a presença do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que participou dia (08), pela manhã, de Workshop, quando ministrou uma oficina sobre a Lei Rouanet e o Sistema Salic Web. O Sistema foi criado pelo MinC para apresentação de propostas culturais e acompanhamento de projetos via Web.
5º FestFotoPoA
O evento, que terá 35 dias de duração, tem como tema central, neste ano, A Família – relações sociais, memória, cidadania e proporá uma reflexão sobre as resistências culturais a partir de práticas familiares. O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre acontece desde 2007 e hoje figura entre os festivais de fotografia mais importantes do país. Em suas quatro edições, reuniu importantes autores, críticos e pesquisadores e curadores.
O FestFotoPoa é um festival multimídia que contempla todas as linguagens e experimentações fotográficas no campo da documentação e da arte contemporânea. A partir da sua quarta edição, que aconteceu em 2010, além de uma justa homenagem ao fotógrafo Thomaz Farkas, o Festival ampliou sua programação para um mês ocupando todo o espaço expositivo do Santander Cultural.
Além disso, o evento desenvolve um programa de Ação Educativa, através do qual são realizadas oficinas nos Pontos de Cultura da cidade de Porto Alegre.O FestFotoPoA conta com o apoio do MinC, por meio da Fundação Nacional de Artes e é um dos selecionados no edital Funarte 2010 de Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais.
O Festival, que vai até 6 de maio, tem, na sua programação, fóruns e seminários e sessões de cinema e exposições. Uma das mostras fotográficas é do fotógrafo gaúcho Luiz Carlos Felizardo, homenageado nesta edição do evento. A exposição reunirá cerca de 80 imagens que representam uma retrospectiva de quatro décadas dedicadas à fotografia. Felizardo cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1968 a 1972, ano em que passou a trabalhar exclusivamente como fotógrafo, destacando-se nas áreas da fotografia de paisagem e arquitetura.
O fotógrafo Francês Marc Riboud, também terá um espaço no 5º FestFotoPoA, com a exposiçãoPhotographe, realizada em parceria com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. A mostra é composta pelas 60 fotos mais representativas dos 50 anos de carreira do fotógrafo francês, considerado um dos grandes nomes do fotojornalismo mundial e autor de imagens inesquecíveis como os registros da China comunista, do Vietnã, durante os anos de conflito, e a descolonização de países africanos.
Livros de Fotografia de Autor
Na edição 2011, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre debaterá ainda no Fórum de Livros de Fotografia de Autor, a produção editorial voltada para a publicação de livros de fotografia de trabalhos autorais. O Fórum pretende mostrar as características dos mercados editoriais no Brasil e no mundo e provocar uma troca de experiência entre fotógrafos, editoras e publishers. Além disso, durante os 35 dias de realização do festival, será montada uma biblioteca de livros e projetos de livros de fotografia que ficará disponível para consulta do público.
Fonte: Ministério da Cultura
Texto: Heli Espíndola, Ascom/MinC
Fotos: Eugênio, Thiago Biz e Vinícius Roratto